sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Origens e destinos diante da diversidade"

BREVE HISTÓRICO


Em setembro de 2005, organizou-se na EMEF Profª Esmeralda Salles Pereira Ramos, escola localizada na zona Norte da cidade de São Paulo, o grupo de percussão e dança “Uh-Batuk-Erê”. Em 2006, o grupo reorganizou-se devido à demanda, exigindo uma pré-inscrição, que se totalizou em 80 jovens. Neste ano, a parceria com a ONG Pólo Cultural Zona Norte, no “Projeto São Paulo é uma Escola”, possibilitou imprimir uma maior qualidade no trabalho do grupo com a presença de oficineiros, que contribuíram na elaboração de estratégias para o atendimento a nova demanda. O “Projeto FAPESP-USP de Educação Comunitária” subsidiou o grupo com metodologias, experiências e cursos. Em 2007 o número de pré-inscrições dobrou, e em função das parcerias o projeto obteve como resultado saltos na qualidade da arte e formação dos envolvidos.
O grupo é organizado visando protagonizar, criar espaços de interação juvenil, e tem a arte como mediadora do multiculturalismo presente na identidade brasileira, tendo a escola e o currículo como espaço alternativo de reflexão de produção e cultura, possibilitando o protagonismo juvenil na construção da cidadania

Objetivo Geral: Desenvolver um projeto integrador que facilite a compreensão e a habilidade de lidar com a diversidade das relações sociais e culturais, tendo como protagonistas os atores que compõem o espaço-escola num processo educacional não excludente. Também, articular as comunidades escolar e do entorno, levando nossas experiências com o projeto, tornando-o referência comunitária de cultura afro-indígena brasileira.

2 comentários:

  1. azer parte da BAnda Uh Batuk Erê é uma experiência incrivel, é muito gratificante saber que o grupo cresceu muito isso sempre foi meta de todos de fazer com que o grupo se expandi-se para que pudesse atender mais jovens para mostrar da importância de se fazer um projeto onde visa a cultura afro-brasileira e a nossa cultura em geral.
    Todos nós do Uh Batuk Erê estamos de parabéns por fazer com que o projeto tivesse continuidade ao longo desses anos, no começo não foi fácil porque éramos poucos conhecidos, foi difícil chegar onde chegamos mas com a garra que temos e a perseverança vencemos e venceremos sempre, porque a união faz a força e a união faz do Uh Batuk Erê uma massa de jovens(incluindo os professores também)que estão dispostos a lutar pela sua identidade cultural!
    O importante não é só batucar,dançar, cantar, é conhecer o real motivo pela qual estamos fazendo isso e com que objetivo, por isso que as aulas de formação é super importante para que obtemos o máximo de conhecimento das nossas oringens afro-indígenas.
    O objetivo do grupo foi alcançado porque fizemos de um pequeno grupo de pessoas uma banda que fosse reconhecida pela sua comunidade local e principalmente que fosse divulgada seu trabalho em diversos locais para demonstrar da importância do resgate da nossa identidade Afro-Indígena!!!!!!!1
    By: Flaviana(dança)

    ResponderExcluir